Nossa Equipe

Ana Paula e Leandro

Casal Tesoureiro

Araceli (do Oswaldo)

Serviço de Misericórdia

Cássia e Dago

Serviço de Secretaria

Lourdinha e Jonathas

Casal Responsável de Equipe em 2022

Márcia e Sarquis

Serviço de Espiritualidade

Neuza e Alves

Serviço de Intercessão

Roberta e Guilherme

Serviço de Logística de Eventos

Padre Jânison de Sá

Sacerdote Conselheiro Espiritual

Adriana e Evaldo

Casal Ligação

HISTÓRICO


Nome: Equipe Nossa Senhora de Lourdes

Data de fundação: 25 de novembro de 1978


EQUIPE DE NOSSA SENHORA - ENS - PROVÍNCIA CENTRO OESTE - BRASÍLIA DF - PROJETO ENS - 70 ANOS NO BRASIL

IDENTIFICAÇÃO: PROVÍNCIA CENTRO OESTE, REGIÃO - BRASÍLIA IV, SETOR - A, EQUIPE 18 NOSSA SENHORA DE LOURDES.

I - Em cumprimento ao Projeto 70 anos inserimos os dados históricos da equipe 18, entre dezenas de Brasília, centenas do Brasil e milhares pelo mundo afora.

No caso específico aqui elencado, equipe 18, o casal redator sente-se deveras gratificado por esta oportunidade pelo fato de ser o único casal remanescente de oito que integraram a reunião de lançamento há quarenta anos. Uma benção.

II - Primeira Reunião Casais integrantes: Sob orientação do CP Marieta/Cid e do CE Padre David Reagan iniciamos em 25/11/1978 tendo presente os seguintes casais!: 1- Araceli/Oswaldo, 2- Cibeles/Cláudio, 3- Cecília/Adelmo, 4-Deusa/Fernando, 5- Margarida/Heribaldo, 6- Neusa Maria/Godói, 7- Neuza/Alves, 8- Valéria/Luiz Armando.

III - Antecedentes da Equipe: Todos os casais vieram como resultados de ECC e convite de outros equipistas. Este casal que redige foi convidado por um Sacerdote, Padre Lisboa, que se mostrava um entusiasta pelo movimento das ENS. Nossa reunião de informação aconteceu no início de novembro de 1978 na casa de Rose/Elifas. Compareceram aproximadamente quinze casais com faixa etária e profissionalismo diferenciado. Havia três casais que já se conheciam oriundos do ECC. Naquela época não existia Experiência Comunitária.

IV - Subordinação Administrativa: Na ocasião do lançamento em 1978 Brasília contava com apena um Setor, o setor A. Naquele mesmo ano o Movimento em Brasília cresceu e se desmembrou em dois Setores A e B. Ambos subordinados a ECIR (Equipe de casais inter-regional) com sede em São Paulo, não havia Região nem Província.

V - Pilotagem no período de 1978/79: Nossa Pilotagem muito boa. Seguiu-se todos os passos previstos a seu tempo. Daí a solidez na graça de Deus quanto à perseverança e unidade na vivência do amor fraterno já ha quatro décadas. Iniciamos os estudos com as chamadas Cartas Brancas, logo passamos para a coleção denominada cartas verdes, até hoje consultadas devido ao primor de seus artigos e formação pedagógica equipista.

VI - Acontecimentos: no período de 1978/79: Em junho de 1979 Saídas do casal Cibeles /Cláudio alegando por ter filho recém-nascido, eleito o primeiro CRE Araceli/Oswaldo- com EACRE em Brodósqui- SP, primeiro CL o casal Celeste/Caio. Em novembro de 1980 afastamento do casal Neuza Maria/Godói. Em março/ 1981 chegada do casal Daisy/Brites. Em junho/1981 eleito segundo CRE Neuza/Alves, EACRE em Itaíci, agosto/1981 recebemos novo Cl Glorinha/Zé Pedro outubro/1981 afastamento do casal Daisy/Brites e do CE padre David Reagan. Em novembro/1981 chegada do segundo CE padre Ramiro. No período de 1982/83 eleito CRE Cecília /Adelmo, chegada de dois casais, Evinha/Reis e Conceição/Helvécio. Naquela ocasião o casal Neuza/Alves atendendo o convite de Bessye/Plinio, assumiu a missão de CRS de 1983 a 1986. Em maio/1983 novo CRE Margarida/Heribaldo. afastamento do CL Glorinha/Zé Pedro, em abril/1983 novo CL Branca/Fábio, dezembro/1983 saída do casal Evinha/Reis por motivo de saúde, dezembro/1983 novo CL Sônia/Márcio. Em 1985 afastamento do CE padre Ramiro e chegada do novo CE padre Gustavo. Em março/87 entrada e saída do casal Dorinha/Zé Maria, permaneceram alguns meses e saíram por excesso de atividades na paróquia, afastamento do CE padre Gustavo e chegada do seminarista Marcony (ordenado em dez/88), chegada novo CL Iza/Roberto. Em 1990 novo CE padre Pedro Bach , entrada dos casais Rita/Moacir Cruz e Lea/Miranda. Em 1991 chegada dos casais Irá/Nakamura e Elis/Lourival e o novo CL Cândida /Goiano. O casal Irá/Nakamura tornou-se, mais tarde, CRS. Em novembro/1993 entrada do casal Marilda/Honorato e novo CE padre José Maria. Em 1994 novo CL Neuza/Manoel . Em 1996 novo Cl Marilene /Anacleto. Em 1999 saída do casal Sandra/Jamir. Em 2000 novo CL Fátima/Ronaldo e chegada do novo casal para equipe Lúcia/Luiz Antônio. Em 2000 entrada do casal Nilva /Eduardo, Em 2001 afastamento do CE padre José Maria. OBS: Relatório de fevereiro de 2002 enfatiza que todos os membros da equipe estão e sempre estiveram integrados a diversos movimentos paróquias e na área social. Em 2002 a equipe recebe em março novo casal Márcia/Sarquis e novo CE padre Vilson , hoje bispo da Diocese de Limeira-SP, O casal Rosa/Celso entraram e sairam em 2002. Em novembro/2002 o casal Irá/Nakamura desliga-se do movimento por motivo de saúde. Entrada e saída do Casal Gorete/Ivo 2003/2004. Em 2003 recebemos o novo CE padre Janison que ficou conosco por 4 anos, substituído em 2008 pelo CE padre Videlson. A partir de 2005 nossa equipe foi, aos poucos, recompletada e sua formação atual é a seguinte: Araceli e Oswaldo, Neuza/Alves (1978), Márcia/Sarquis(2002), Cássia/Dagô (2005), Ana Paula/Leandro (2008), Lourdinha/Jônathas (2009) e o nosso querido CE padre Amauri (2009-2018).

Atualizando a formação da equipe: Roberta/Guilherme (2018), Padre Roberto (2018), Padre Jânison (2020).

VII - Participação nos eventos do Movimento: Nossa equipe sempre foi solícita aos convites do Movimento quanto à participação em cursos todos, à época, de interesse e necessidade do Movimento, tais como- curso de CL, CP e casal informador. Tivemos até hoje três casais que assumiram a missão de CRS.

VIII - Retiros: Na década de 70 os Retiros iniciavam na sexta feira com término no final da tarde no domingo, Retiros abertos era exceção.

IX - A Equipe 18 faz jus ao Slogan “Casais ativos em movimento” temos CRE, CP, CL, CRS, Coordenador de EACRE, presença marcante nos encontros Nacionais e Internacionais. Ministro Extraordinário da Eucaristia, ECC, Segue-me voluntariados em trabalho contra dependência química, em creches, asilos, orfanatos, Centro de valorização da vida contra o suicídio. Desde o início da equipe perseveramos na reza do terço semanal e pedimos pelas almas dos nossos equipistas falecidos: Marieta, Margarida, Valéria, Luiz Antônio, Conceição, Oswaldo, padre David, padre Bach e padre Amaury.

X- Fato curioso e triste aconteceu no dia da morte da Margarida . Marieta ao receber a notícia pela manhã saiu e foi comprar flores para levar ao cemitério. Na floricultura passou mal, pois era alérgica ao pólen. Foi levada em emergência ao hospital aonde já chegou sem vida . O velório foi no mesmo cemitério e a Marieta foi sepultada 30 min. antes da Margarida. Agora um fato bem interessante. Por ocasião de uma confraternização do movimento, nossa equipe era responsável pela animação e o nosso CRE nos pediu que fizéssemos uma paródia. Fizemos com a melodia da música PORQUE VOCÊ NÃO PASSA LÁ do trio Parada Dura com nome PORQUE VOCÊ NÃO VEM PRA CÁ. Foi surpreendente a repercussão e foi cantada em EACRES até fora de Brasília.

XI - Conclusão: A graça de Deus e a boa pedagogia do Movimento nos proporciona um crescimento vertical para Deus e horizontal para o irmão.

desenvolvido pelo casal Neuza e Alves em razão da comemoração do Projeto ENS´s 70 anos Brasil.